domingo, 2 de maio de 2010

CRÔNICA: COCO CHANEL- O FILME


Um filme super interessante! Fiquei envolvida e demais! Muito comovente a história de uma menina, que órfã de mãe e deixada pelo seu pai num orfanato, tenha tomado tantos rumos diferentes!

À princípio achava que iria ser uma freira, por causa de sua total simplicidade. Não era vaidosa como as outras meninas. Quando tornou-se uma mocinha, ao lado de sua irmã, cantava em bares, e a música mais pedida naquela época era uma canção popular, o cocoricó, e em francês ficava suave, alegre e bem divertida. Foi assim, que a Gabrielle ficou conhecida, como a Coco.

Mas a vontade de trabalhar, de ganhar a vida com os seus próprios esforços, foi por água à baixo, a irmã iria se morar com o seu futuro esposo,numa fazenda aos arredores de Paris. E se desfazendo da dupla, ficou perdida, sem saber que rumo tomar. Já que durante o dia trabalhava como costureira, na reforma de roupas, e a noite, com a irmã, cantavam em cabarés.

Ela havia conhecido neste mundo de prostitutas e homens de nível social elevado, um
barão. Era como um "protetor" para ela, apesar de não ter nenhum intuito afetivo com o mesmo, foi pedir moradia em sua fazenda. Se relacionou com mesmo por anos, até que conheceu um rapaz, o Boy Capel, se apaixonou e quis casar com ele.

Se aventurou em uma viagem, amou e foi amada, sorria afinal. Uma mulher que todos e todas achavam fechada, não apenas pelo seu comportamento, mas realmente por ter um estilo próprio de criar os seus chapéus e suas roupas.A Gabrielle, vibrou com aquele amor de Capel, ficou com esperança de viver ao seu lado pelo resto de sua vida. Mas ao voltar para a casa do seu protetor,Etienne, descobre que o Capel estava de casamento marcado com outra mulher.

A decepção aumentou e numa das cenas mais tocantes deste filme, o diálogo com o seu amado Capel, foi tocante. Uma quase despedida, onde ela fala com lágrimas nos olhos que "às vezes esquecia que não podia casar com ele"! E que jamais casaria com outro! Assim, foi embora para Paris, trabalharia para o seu próprio sustento, iria abrir uma loja de chapéus. E ambos a ajudaram, à princípio. Depois ela só fazia crescer, ficar conhecida e desenvolver em tudo que criava. Passou a ser amante de Capel.Numa dessas viagens dele ao encontro dela, sofre um acidente, morre. Deixando-a bastante triste. Mas com o seu trabalho, esqueceu as tristezas. Fez o brilho das cabeças e dos vestidos, como estilista famosa, das mulheres de Paris. Em trajes sempre moderados, Coco Chanel, foi marcante, deixou sua marca, e até hoje, há lojas espalhadas com a sua moda.

RESUMO:Uma garotinha é deixada, junto com a irmã num orfanato no coração da França, e todos os domingos ela, espera,, em vão que o pai volte para buscá-la. Uma artista de cabaré com voz fraca canta para uma platéia de soldados bêbados..Uma humilde costureira que conserta bainha nos fundos de uma alfaiataria de cidade pequena..Uma cortesã jovem e magricela, a quem seu protetor,Etienne Balsan, oferece um refúrgio seguro, em meio a um ambiente de decadência..Uma mulher apaixonada que sabe que nunca seria esposa de ninguém, recusando-se casar até mesmo com Boy Capel, o homem que retribuia seu amor..Uma rebelde considera as convenções de sua época opressora e prefere usar roupas dos homens com quem se envolve..Esta história de Gabrielle "Coco" Chanel, que começa a vida como órfã teimosa, e, ao longo de uma jornada extraordinária,se torna a lendária estilista de alta costura que personificou a mulher moderna e se tornou símbolo atemporal de sucesso. liberdade e estilo.( Filme de Anne Fontainne) Assistam! Vai valer à pena!

-Clécia Santos-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo o comentário, que sempre vem acompanhado de carinho!

Bjos...